Nasa assina contrato para construir base lunar com impressão 3D

A Nasa acaba de assinar um contrato de US$ 14 milhões com a Icon, uma startup de tecnologias de construção. O objetivo do acordo é o de desenvolver um sistema de construção usando impressoras 3D para ser utilizado na criação de uma base na Lua.

A iniciativa, batizada de Projeto Olympus, faz parte de um contrato de Pesquisa de Inovação para Pequenas Empresas para construir uma base capaz de abrigar astronautas em futuras viagens ao espaço.

“Construir o primeiro lar da humanidade em outro lugar será o projeto de construção mais ambicioso da história e levará a ciência, engenharia, tecnologia e arquitetura a novas alturas”, disso Jason Ballard, cofundador da Icon.

Para permitir que os astronautas vivam na Lua, a startup deve criar uma tecnologia de proteção contra condições adversas, como temperaturas extremas, radiação e chuva de micrometeoritos. Para isso, atualmente, a empresa realiza testes de durabilidade em diversos materiais.

A companhia planeja utilizar todo conhecimento prévio adquirido em solo terrestre. Em 2018, a Icon tornou-se a primeira empresa a entregar uma casa totalmente construída com impressão 3D.

“Com a Icon, somos pioneiros em novas fronteiras – tanto materialmente, tecnologicamente e ambientalmente. As respostas aos nossos desafios da Terra podem muito bem ser encontrados na Lua”, disse Bjarke Ingels, arquiteto e fundador do grupo BIG-Bjarke Ingels, que vai ajudar a startup com o projeto.

Fonte: Olhar Digital

Postado em 5 de outubro de 2020