Instagram é aberto para bots

O Facebook começou a disponibilizar uma API para mensageria no Instagram, permitindo que empresas usem bots para conversar com seus clientes através das mensagens diretas, as DMs (do inglês Direct Messages).

De acordo com o site Mobile Time, trata-se de uma atualização da mesma API que até então funcionava apenas para o Facebook Messenger.

A novidade faz parte do processo de integração dos diferentes apps da companhia, que recentemente anunciou a integração entre os serviços de mensageira do Instagram e do Messenger, de forma que a mesma conversa aparecesse em ambos os apps.

Testes já vinham sendo realizados no Instagram com alguns parceiros selecionados, incluindo as brasileiras Amaro e Magazine Luiza, além das internacionais Adidas, H&M, Michael Kors e Sephora.

Com a abertura, somente parceiros homologados podem acessar a API de mensageria no Instagram. Entre eles, estão Botmaker, Smarters, Take e Wavy.

Para o Mobile Time, a chegada dos bots deve facilitar, por exemplo, a criação de promoções dentro Instagram por parte de grandes marcas.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, o Instagram está instalado em 81% dos smartphones brasileiros, tendo ultrapassado o Messenger (79%) pela primeira vez este ano.

Em 12 meses, o Instagram ganhou nove pontos percentuais de penetração no Brasil. Além disso, 83% dos seus usuários declaram abrir o app todo dia ou quase todo dia, o que coloca o Instagram à frente do Messenger também nesse aspecto, mas ainda atrás do WhatsApp.

Entre os usuários ativos mensais do Instagram, 62% utilizam o recurso de DM. Deste grupo, 72% afirmam já ter conversado com marcas através do referido canal.

O Instagram também é o terceiro app mais presente na tela inicial do smartphone brasileiro. Ele está na homescreen de 43% dos aparelhos nacionais, atrás apenas do WhatsApp (57%) e do Facebook (44%), segundo o Radar de Popularidade de Apps, produzido por Mobile Time e Opinion Box.

Fonte: Baguete

Postado em 20 de outubro de 2020