Jogadores perdem a paciência com mais novo problema do Playstation 5

O recém-lançado PlayStation 5 teve um começo difícil e, com o passar do tempo, os jogadores estão enfrentando mais uma série de problemas que vão desde falhas de energia até problemas de armazenamento. Mas o mais recente gargalo do console vem da instalação de jogos de um disco físico, com um erro de conectividade que pode resultar em uma instalação atrasada ou mesmo incompleta.

Problemas de console não são incomuns em novos lançamentos, especialmente considerando que os desenvolvedores tendem a apressá-los para serem vendidos o quanto antes para aproveitar as festas. O PS5 certamente não contrariou a tendência, e desde antes de seu lançamento tem sido atormentado por uma série de problemas incluindo alguns graves o suficiente para causar travamentos mais do que irritantes.

A Sony tem corrigido os problemas o mais rápido possível, mas não o suficiente para oferecer a experiência de qualidade que ela tem prometido com seu console mais recente, mais de uma semana após o lançamento altamente antecipado do PS5.

Os patches que a Sony lançou até agora corrigiram problemas como uma falha na fila de download que fazia com que os jogos comprados ficassem em um limbo perpétuo, o que obviamente causou sua parcela de aborrecimento para os usuários que queriam apenas jogar os títulos que compraram.

Mas um novo problema está causando dificuldades com os jogos que estão sendo instalados a partir de discos físicos. Como relata o site MP1st, o modder Lance McDonald diz que o erro é causado quando os jogadores são conectados à PSN durante a instalação de um jogo PS5 fora do disco e experimentam uma desconexão repentina, queda de energia ou até mesmo conectividade lenta com a Internet.

Como o PS5 empacota o arquivo inicial do jogo e o patch mais recente como um único arquivo, em vez de arquivos separados como o PlayStation 4 fazia, qualquer problema de conectividade com a Internet ao longo do caminho lançará um erro CE-107863-5 e interromperá a instalação em suas trilhas.

Como corrigir o problema
A única maneira de corrigir o problema é excluir totalmente a instalação e começar de novo! A solução – e única até agora -, é ficar totalmente offline ao instalar um jogo do disco e, em seguida, voltar a ficar online para instalar os patches de atualização para que sejam tratados como dois arquivos em vez de um.

É assim que deveria ter sido feito em primeiro lugar, visto que funcionou perfeitamente bem para o PS4 e é absolutamente uma prova do velho ditado “se não está quebrado, não conserte”. Não há nenhuma informação ainda sobre se ou quando a Sony lançará um patch para corrigir a falha, e eles ainda não reconheceram isso. Mas a empresa provavelmente está ocupada com outros problemas.

Falhas e problemas de hardware são um efeito colateral de longa data e infeliz da guerra de consoles, com grandes nomes como Sony e Microsoft competindo entre si até a linha de chegada localizada no início da temporada de compras natalinas.

Com a expectativa dos jogadores consistentemente alta, as empresas têm pouca escolha a não ser lançar seus produtos antes que sejam testados adequadamente. Embora o PS5 seja o melhor negócio que a Sony fez até agora, está se tornando bastante claro que a Sony está se tornando cada vez relaxada em seu controle de qualidade porque sua base de fãs dedicada quase os garante que eles terão lucro mesmo com os produtos mais abaixo da média, mesmo aqueles que os jogadores têm que cruzar os dedos para usar corretamente.

Fonte: Observatório de Games

Postado em 23 de novembro de 2020